quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CURSOS TÉCNICOS - MODELO DO PROJETO DE PESQUISA - PRI/PRO OU CAP III - 2016-1


O PROJETO DE PESQUISA

Neste componente os alunos deverão elaborar um projeto de pesquisa e segundo Mattar Neto (2005): "O projeto de pesquisa tradicional tem um caráter muito mais estático, e com o desenvolvimento do trabalho é praticamente esquecido. De qualquer forma, o projeto de pesquisa faz com que o aluno tenha de visualizar seu trabalho no futuro, em vários sentidos, além de servir como uma forma padrão de comunicar seus objetivos." Este projeto de pesquisa necessita das seguintes características e estas não necessitam estar nesta ordem.

• Título
• Introdução (contendo o tema e hipóteses de forma implícita)

• Objetivo
• Metodologia
• Referências

O título é o nome do projeto propriamente dito. O tema geralmente está presente em uma seção chamada introdução, onde o grupo expõe o que pesquisou sobre o assunto. A hipótese estará presente implícito na introdução. O objetivo poderá está presente em uma seção após a introdução e apresentará o que o grupo deseja produzir até o final do projeto. No capítulo Metodologia o grupo deverá expor como sua pesquisa será realizada. Referências deve apresentar todo o material que o grupo pesquisou e utilizou na produção do projeto — tome muito cuidado em apresentar referências da internet, muitas informações que encontramos na rede mundial de computador não é confiável e fontes confiáveis são fundamentais para qualquer pesquisa. Procure artigos e livros que abordam o tema de seu projeto. Atualmente muitos artigos podem se obtidos através do acervo online de periódicos como a Química Nova e Química Nova na Escola. Uma busca no Google Acadêmicos pode facilitar muito sua pesquisa a fontes confiáveis. Os livros poderão ser adquiridos em uma livraria específica ou até mesmo em sebo.

Algumas instituições exigem que entre as características citadas anteriormente também esteja o problema abordado, porém é necessário deixar claro que problema significa algo que ninguém tem solução, isto é, algo realmente inovador. Esse caráter inovador nem sempre faz parte dos TCC´s e por isso não é, realmente, fundamental.

Discutiremos mais sobre o projeto durante as aulas.

Referências
MATTAR NETO, J. A. Metodologia Científica na Era da Informática. 2ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2005.


Para conhecer mais acesse:
http://chemkeys.com/br/wp-content/themes/chemkeysbr/articleI.php?u=YS1yZWRhY2FvLWRlLXRleHRvcy10ZWNuaWNvcy1jaWVudGlmaWNvcw==

Abaixo deixamos disponível um modelo para o projeto de pesquisa

Modelo do Projeto de Pesquisa (.docx)
Modelo do Projeto de Pesquisa (.pdf)

PS. Acho difícil que algum grupo não tenha o programa Adobe Reader, programa próprio para abrir arquivos em .pdf, como o exemplo no link anterior. Mas se não tiver ele poderá ser obtido no link a seguir: http://get.adobe.com/br/reader/


Nenhum comentário:

Postar um comentário