LIVROS QUE RECOMENDO DA EDITORA EDGARD BLÜCHER


Neste espaço eu faço a divulgação de livros que utilizo para preparar minhas aulas, em especial os livros da EDITORA EDGARD BLÜCHER.

- QUÍMICA DE ALIMENTOS - 2ª EDIÇÃO REVISTA

Na componente curricular Química dos Alimentos, do quarto módulo do curso Técnico em Química da ETEC de Tiquatira, estudamos as propriedades de alguns componentes encontrado nos alimentos, como, por exemplo: carboidratos, proteínas e lipídeos; no livro QUÍMICA DE ALIMENTOS encontramos um capítulo para cada um destes componentes e suas respectivas propriedades. Encontramos também capítulos para outros componentes encontrados nos alimentos, sendo estes: água, pigmentos e vitaminas.
Segundo as autoras desta obra: "A água é um componente essencial aos seres vivo. É um composto que desempenha funções importantes como, por exemplo, estabilizador da temperatura do corpo, transportador de nutrientes e de produtos de degradação, reagente e meio de reação, estabilizador da conformação de polímeros formados por biomoléculas, facilitador do comportamento dinâmico de macromoléculas, etc. (...) Os carboidratos, um dos principais componentes sólidos do alimento, estão amplamente distribuídos pela natureza. Englobam substâncias com estruturas e propriedades funcionais diversas. Pertencem a esse grupo substâncias como glicose, frutose e sacarose, responsáveis pelo sabor doce de vários alimentos, amido, principal fonte de reserva de alguns tecidos vegetais, e a celulose, o carboidratos mais abundante na natureza e principal componente de tecidos vegetais. (...) As vitaminas são compostos orgânicos, necessários, em quantidades mínimas, para promover o crescimento, manter a vida e a capacidade de reprodução. São substâncias que, com raras exceções devem ser fornecidas na dieta, na dose adequada. A ingestão diária de vitaminas necessária para garantir o funcionamento adequado do organismo é especificada como Dose Diária Recomendada (DDR). A principal classificação da vitaminas é baseada em sua solubilidade: hidrossolúveis (complexo B, C) e lipossolúveis (A, D, E, K). O termo vitamina foi utilizado pela primeira vez pr Casimir Funk, que, por experimentos com concentrados ricos em amina, obtidos a partir das cascas e da película do polimento de arroz, verificou a redução dos sintomas da doença conhecida como beribéri, provocada pela ausência de uma determinada amina. O termo [vitamina] foi criado para indicar uma amina essencial à vida".
QUÍMICA DE ALIMENTOS, foi escrito pelas professoras do CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA: Eliana Paula Ribeiro e Elisena Aparecida Guastaferro Seravalli.

- MOLÉCULAS EM EXPOSIÇÃO

Outro livro que recomendo é o, MOLÉCULAS EM EXPOSIÇÃO, que apresenta mais de 50 substâncias e mais de 25 elementos químicos, apresentando suas propriedades e curiosidades como se cada substância ou elemento representasse um quadro em uma exposição de arte; as substâncias e elementos estão dividido em oito capítulos (ou oito galerias, como o autor prefere).
Entre as substâncias podemos citar:
1. Ácido fólico
2. Ácido fosfórico
3. Ácido oxálico
4. Acrilato de etila
5. Água
6. Cafeína
7. Cloreto de potássio
8. Cloreto de sódio
9. Cocaína
10. DDT
11. Ecstasy
12. Etanol
13. Etileno
14. Heroína
15. Hipoclorito de sódio
16. Kevlar
17. Metano
18. Metanol
19. Monóxido de carbono
20. Nicotina
21. Penicilina
22. Poliestireno
23. Queratina
24. Sulfato de alumínio
25. Teflon
E entre os elementos podemos citar:
1. Antimônio
2. Argônio
3. Berílio
4. Cádmio
5. Carbono
6. Cério
7. Chumbo
8. Cobalto
9. Cobre
10. Crômio
11. Estanho
12. Ferro
13. Hidrogênio
14. Magnésio
15. Manganês
16. Molibdênio
17. Níquel
18. Nitrogênio
19. Oxigênio
20. Plutônio
21. Selênio
22. Tálio
23. Titânio
24. Vanádio
25. Zinco

- MATÉRIAS-PRIMAS DOS ALIMENTOS

Esta obra oferece esclarecimentos sobre as matérias-primas utilizadas na industria de alimentos e está dividida em duas partes: Origem Vegetal e Origem Animal. Segundo Lima, o coordenador e um dos colaboradores da obra: "Oferecer esclarecimentos gerais com o mínimo de detalhes, mas suficientes para definir adequadamente diferentes matérias-primas é o objetivo deste livro. Ele não é obra sobre agricultura, zootecnia ou veterinária, porém, envolve temas importantes dessas ciências em diferentes aspectos sobre os materiais vegetais e animais usados na produção de alimentos e derivados. Em seus capítulos se entenderá por quê maçã, caju, pera e morango não são frutos, mas pseudofrutos. Também, que carcaça de um animal não são seus restos mortais abandonados às aves de rapina, mas sim um 'animal abatido, formado de massas musculares e ossos, desprovido da cabeça, patas, cauda, órgãos e vísceras abdominais e torácicas'. Outrossim, são oferecidas informações sobre a produção de diversos materiais que são a base de indústrias de grande importância econômica para o país, como farinhas, óleos e açúcar. (...) A ideia foi concretizada com esta obra de pretensão puramente didática, resultado de minha formação universitária, da consulta e compilação de bibliografia especializada e da colaboração de colegas especialistas."

- MANUAL DE SOLUÇÕES, REAGENTES E SOLVENTES - 2ª EDIÇÃO REVISTA

Um livro fundamental para preparação e padronização de soluções é o Manual de soluções, Reagentes e Solventes - 2ª Edição Revista. Segundo os autores: " [a obra] tem sido amplamente utilizado nos laboratórios desde sua publicação em 1972. Os métodos descritos têm uma característica própria cunhada pelos autores, em função de sua vivência e conhecimento de literatura especializada, nem sempre de domínio universal. Em respeito a tais características, que hoje se revestem de um significado histórico, o conteúdo do livro foi mantido integralmente, bem como sua forma, estilo e unidades."
Neste livro consta onze capítulos:
I - Soluções comuns de reagentes inorgânicos;
II - Soluções inorgânicas especiais;
III - Soluções orgânicas;
IV - Reagentes gerais especiais;
V - Reagentes segundo o nome dos autores;
VI - Materiais especiais em laboratório: suas preparações e purificações;
VII - Indicadores em titulação: preparação de soluções padrão e seus usos;
VIII - Gases usados em laboratório e suas preparações;
IX - Principais solventes e suas purificações;
X - Solventes especiais e suas purificações;
XI - Tabelas.

- OS ELEMENTOS: UMA EXPLORAÇÃO VISUAL DOS ÁTOMOS CONHECIDOS NO UNIVERSO

Outro livro que também faz uma exposição de elementos é o: Os elementos - Uma Exploração Visual dos Átomos Conhecidos no Universo. Nesta obra o autor descreve algumas propriedades conhecidas de todos os 118 elementos da tabela periódica, fornecendo dados como Massa Atômica (A), densidade, raio atômico, estrutura cristalina, distribuição eletrônica espectro atômico de emissão e estado da matéria em uma escala que alcança os 5500ºC, tudo isto acompanhado de fotos espetaculares apresentando algumas propriedades dos elementos e até mesmo, quando possível, apresentando algumas de suas aplicações.