quarta-feira, 21 de junho de 2017

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - DICA DE LEITURA


Estou realizando a leitura de um livro que discute sobre a avaliação da aprendizagem, então, pensei em compartilhar como vocês algumas considerações.

O livro Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições, escrito por Cipriano Carlos Luckesi, Editora Cortez, aborda diversos aspectos sobre o tema. Um dos pontos importantes desta obra é a discussão sobre como a “avaliação” é realmente realizada nas escolas. O que realmente é realizado, segundo o autor do livro, não é uma avaliação da aprendizagem, mas sim um exame que tem como o objetivo classificar o aluno. O termo avaliação vai além da classificação do aluno em notas (10; 9,0; 7,5; 1,5; 0) ou conceitos (A, B, C ou MB, B, R etc).

A avaliação da aprendizagem deve ser uma avaliação diagnóstica, que significa identificar as falhas na aprendizagem do aluno, se houver falhas. Após esta primeira etapa, deve-se apresentar uma metodologia ou conjunto de metodologias destinadas a fazer o aluno superar essas falhas. Assim, se o professor apresentou o conteúdo de multiplicação aos alunos e após a avaliação conseguiu verificar quais alunos não aprenderam o conteúdo, ele poderá abordar com estes alunos o conteúdo através de algum outro método, talvez ao utilizar um método mais concreto estes alunos possam compreender melhor ao conteúdo. Nesse exemplo, se o conceito de multiplicação é fundamental para a aprovação do aluno, não basta o professor apresentar as notas da “avaliação” e seguir para um novo tópico - a avaliação deve ser utilizada para identificar o que pode está causando o insucesso do aluno e em seguida o professor deverá propor uma nova orientação com o objetivo facilitar a compreensão deste conceito fundamental.

Fica a dica de leitura.
Um abraço para todos!

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