terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Slow Science!


Olá.

Meus alunos devem se lembrar que sempre comentava da falta de tempo para desenvolver aulas práticas e teóricas, com 35 aulas por semana eu não tinha como preparar aulas com a qualidade necessária que meus alunos merecem. Sempre achei que minhas aulas seriam melhores se tivesse mais tempo para prepará-las — embora alguns alunos apreciassem em muito minhas aulas eu sempre soube que estavam abaixo do que eu realmente poderia oferecer.

Pelo o que parece esta falta de tempo não afeta apenas as minhas aulas, ela também afeta a produção de ciência, produção que ocorre principalmente nas universidades, de todo o mundo, onde os professores-pesquisadores são "obrigados" a publicar o máximo de artigos possível, pois a qualidade de pesquisa pode ser medida pela quantidade produzida — novamente surge a dicotomia qualidade-quantidade.

Para defender a qualidade da pesquisa científica desponta o movimento conhecido como Slow Science e que apresenta suas ideias no "The Slow Science Manifesto" com sua versão original em inglês no link: http://slow-science.org/ ou traduzido e discutido na postagem "Manifesto da Slow Science" acessado no blog do Fernando Nogueira da Costa.

Boa leitura.
Prof. Chico.

2 comentários:

  1. OI Chico. Tudo bom?
    Queria saber se você sabe a respeito do livro "Fundamentos de Química Analítica" do Skoog; se ele é um bom livro, se possui aqueles conteúdos de AQI que não foram expostos (como potenciometria, cromatografia, coulometria etc)e outros mais. Eu vi nas lojas Americanas esse livro por R$169,90. "Vale a pena"?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fagner.
    Se o Skoog vale a pena? Depende. Se sua área de atuação for análise química ele será fundamental, como o próprio título do livro diz. No exemplar que tenho (7ª Edição) há três capítulos sobre cromatografia: introdução, cromatografia a gás e HPLC. Também há capítulos dedicados a potenciometria e coulometria. Retirava muitos conteúdos para as aulas de Análise Química Instrumental e Metrologia Química deste livro. O recomendo, desde que sua área de atuação seja a análise química, como já citado acima. Caso queira se aprofundar em alguma técnica será necessário outro livro, mas ele com certeza apresenta o conteúdo de diversas técnicas utilizadas em Química Analítica. Este livro também apresenta diversos cálculos com análise dimensional.
    Qualquer outra dúvida é só perguntar.
    Até mais.
    Chico.

    ResponderExcluir