sábado, 1 de outubro de 2011

Divulgação de Livro Sobre Experimentos de Química


- CONTÉM QUÍMICA: PENSAR FAZER E APRENDER COM EXPERIMENTOS

A obra possui 93 experimentos de Química utilizando materiais do cotidiano e de fácil acesso, que podem ser trabalhados nos diferentes níveis de Ensino: Fundamental, Médio e Superior; portanto é um livro que pode ser utilizado por alunos de ensino médio ou técnico e professores de todos os níveis de Ensino. Busca-se em cada experimento promover uma discussão contextualizada, contribuindo assim para tornar o ensino mais atrativo e eficiente. Trata-se de um livro inédito na literatura, tanto pela abordagem quanto pela quantidade de atividades experimentais.

Dente os experimentos contidos neste livro posso destacar: Titulação de uma amostra de leite, Teor de ácio acetilsalicílico em comprimidos, Determinação do número de águas hidratação do sulfato de cobre, Teor de álcool em gasolina, Pilha de Daniell, Pilha com casca de ovo, Determinação qualitativa de açúcares em alimentos, Teste de biureto e de iodo, Extração do DNA do tomate etc.

Esta obra foi realizado no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Química (LENAQ) e apresenta, segundo os autores: "diversas opções de experimentos interessantes e de execução viável mesmo quando não se dispõe de laboratório. Os autores entendem que a experimentação em Química contribui muito para o desenvolvimento de diversas habilidades e competências, tais como: pensar criticamente, observar, aplicar o conhecimento em contextos diferenciados e na resolução de problemas, planejar novos experimentos refletir sobre os resultados e 'aprender a fazer'. Em muitos experimentos são abordados procedimentos científicos importantes, tais como o controle de variáveis e a aplicação de técnicas de caracterização de materiais, substâncias e transformações químicas e avaliação de rendimento de processos de síntese ou de purificação. Os roteiros iniciam sempre com uma questão prévia problematizadora, que tem por objetivo provocar reflexões sobre fenômenos ou processos comuns da Química e que podem ajudar na compreensão sobre o próprio processo de construção do conhecimento."

Complementando a descrição deste livro, só posso falar tive o prazer de trabalhar com todos os seus autores: Luiz Henrique Ferreira foi o meu orientador no mestrado, Dácio Rodney Hartwig foi meu professor tutor no Curso Pré-Vestibular da UFSCar (onde comecei minha carreira de professor), Gustavo Bizarria Gibin e Ricardo Castro de Oliveira foram parceiros em algumas atividades no LENAQ.

Abaixo temos algumas fotos de experimentos contidos no livro.




"Contém Química: pensar, fazer e aprender com experimentos" é comercializado exclusivamente na empresa Sináptica® Endereço: Rua 9 de julho, nº 1310, São Carlos/SP.
Tel: (16) 3364-3010 ou pelo e-mail: sinaptica@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário