quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Notícias sobre a Tabela Periódica


Olá.

No início da semana acessei o site da IUPAC para atualizar minha versão da tabela periódica e tive duas surpresas, a primeira foi que constatei a existência de mais um elemento químico na tabela periódica, o Copernício (Cn) a segunda é que alguns elementos químicos não apresentam mais uma massa atômica, mas sim um intervalo de massas atômicas e para mim isto pode gerar alguma confusão, no ensino de Química no Ensino Médio. A justificativa da IUPAC é que dependendo da origem da amostra analisada ocorre uma variação da abundância dos isótopos presentes naquele elemento químico.

Disponibilizo, no link abaixo, uma versão "atualizada" da tabela periódica com os valores da tabela de 2007, esta versão de 2007 não apresentava intervalos de valores. Em breve disponibilizarei uma tabela periódica com a média dos valores para os elementos que apresentam um intervalo nas massas atômicas.

Tabela Periódica - 22 de junho de 2007 (apresentado os elementos até o de número atômico 118 e com massas atômicas com quatro algarismos significativos)

Tabela Periódica - 22 de junho de 2007 (apresentando os elementos até o de número atômico 118)

Para mais informações sobre a Tabela Periódica recomendado pelo IUPAC acessem os links abaixo:
http://old.iupac.org/reports/periodic_table/ ou
http://iupac.org/publications/pac/pdf/2011/pdf/8302x0359.pdf (este é o link com o artigo que apresenta as últimas modificações na tabela).

Para mais informações sobre o novo elemento químico vejam o vídeo abaixo:









Para visualizar com legenda em português ative o vídeo clicando no play e depois clique em "CC" e selecione a legenda desejada, como indicado na figura abaixo.


Vejam também o link: http://blogsaberquimica.blogspot.com/2010/03/tabela-periodica.html

Até mais.
Prof. Chico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário