quarta-feira, 17 de agosto de 2011

GLICÍDIOS REDUTORES I


Olá :)

Estudando o reagente de Fehling conseguimos fazer algumas modificações no reagente de Benedict para realizarmos uma análise quantitativa. A diferença entre estes reagentes é que o de Benedict utiliza o íon citrato para complexar o Cu (II) e deixá-lo em solução alcalina, o reagente de Fehling utiliza, para esta mesma finalidade, o tartarato de sódio e potássio, também conhecido com Sal de Rochelle; se estes íons não estiverem presentes ocorrerá a precipitação do hidróxido de cobre (II) e a reação necessária para a análise não ocorrerá, pois o Cu (II) não estará dissolvido na solução.

Logo abaixo uma simulação conceitual do complexo formado entre o íon cobre (II) e o íon citrato. Observem o número de coordenação 4 para o átomo de cobre, o átomo central; também podemos observar que o íon citrato é um ligante bidentado, isto é, liga-se ao átomo central por duas ligações coordenadas. Este complexo é fundamental para o sucesso do Reagente de Benedict, como veremos durante a aula prática.


Até mais.
Prof. Chico.


PS. Para preparar 100mL deste reagente utilizou-se 1,25g CuSO4.5H2O; 22,00g de citrato de sódio dihidratado e 2,00g de NaOH. Esta solução gasta aproximadamente 5,00mL de solução padrão de glicose a 1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário