terça-feira, 2 de março de 2010

Dúvidas!

Fiquem a vontade para postarem dúvidas sobre o conteúdo explorado nas aulas ou até mesmo de assuntos relacionados com a química. Dessa forma vocês poderão aprender mais e me ajudar no ensino de química, pois, sua dúvida pode ser a dúvida de um outro usuário.

Um abraço para todos.
Prof. Chico.

4 comentários:

  1. Olá, tenho uma dúvida quanto a energia de ionização, não entendi como determinar a carga de um cation a partir dos valores das energias de ionização Ex: EI 13 25 191 360 742
    sei que a carga do cation nesse caso é 2+ , mas não entendi o porque
    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Olá, caro Fernando.

    Mais uma vez afirmo que a unidade é importante. Acredito que os valores de energia de ionização (EI) que você forneceu estejam em kJ/mol :)

    Então, para retirar um elétrons da última camada de um mol de átomos deste elemento é necessário gastar 13kJ de energia. Ao perder um elétron o átomo fica com carga positiva e por isso fica mais difícil retirar o próximo elétron, assim a segunda EI é maior do que a primeira, a terceira é maior do que a segunda e assim por diante.
    A segunda EI é 25kJ/mol, percebemos assim o acréscimo de energia comentado anteriormente.
    Porém, podemos observar que o acréscimo de energia da primeira EI para a segunda foi pequena quando comparamos o acréscimo de energia da segunda EI para a terceira.
    Em resumo: é necessário fornecer energia para retirar o primeiro elétron, um pouco mais para retirar o segundo e muita energia para retirar o terceiro. Como é relativamente fácil retirar os dois primeiros, mas difícil retirar o terceiro, a carga deste átomo ficará em 2+.

    Espero que tenha esclarecido a questão.

    Um abraço.
    Prof. Chico.

    PS. Na próxima vez indique a escola e a turma.

    ResponderExcluir
  3. olá Professor, bom tenho varias dúvidas referente a tabela (quimica dos alimentos - padronização do ácido sulf.) que deixou esses dias no blog, pois tem os seguintes valores 5,8401x + 141,05 = 51,077x - 282,68 gostaria de saber de onde saiu esses valores e fiz os calculos G=gxvi+va/vi com os seus valores e não ficou igualo g corrigido no de 0,5 ml o seu ficou 144,38 e quando fiz a conta ficou 144,61 gostaria de saber o que fiz de errado! desde já agradeço!! Aluna 4º módulo de química noite!

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    1) A equação seguinte: 5,8401x + 141,05 = 51,077x - 282,68; surgiu das duas equações das retas apresentadas no gráfico; o valor de "x" é o volume do ponto de equilíbrio obtido durante a titulação.

    2) Eu refiz os cálculos para 0,50mL e obtive o mesmo resultado, veja se não está faltando nenhum parentese no seu cálculo.
    Tente: G(corrig.) = G x ((vi + va)/vi)

    Até mais.
    Prof. Chico.

    ResponderExcluir